“Mitigar o risco de extinção da IA — deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear”.
Em uma mensagem sucinta, uma frase com 24 palavras, especialistas, pioneiros e cientistas de inteligência artificial fazem um alerta objetivo sobre o futuro da humanidade, caso a tecnologia não seja tratada com o devido cuidado, sem respeitar os riscos que a IA pode causar na sociedade.
A breve carta aberta foi divulgada na terça-feira (30), pela organização sem fins lucrativos, mantido com financiamento privado, Center for AI Safety ou Centro pela IA Segura (CAIS).
Mais de 350 signatários concordam que a inteligência artificial pode acabar com os humanos no planeta.
O CAIS tem objetivo de reduzir os riscos em escala social da inteligência artificial.
A organização que publicou a carta diz que quer abrir a discussão sobre o tema, além de ampliar a discussão sobre a tecnologia.
Os pioneiros da inteligência artificial Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio, além de especialistas e executivos como Sam Altman (OpenAI, criadora do ChatGPT), Demis Hassabis (CEO do Google DeepMind), Eric Horvitz (Microsoft) e Dario Amodei (Anthropoic) estão entre os signatários do manifesto.
Em mensagem nas redes sociais, Dan Hendrycks, diretor do CAIS disse que a IA tem muitos riscos, como viés sistêmico, desinformação, ataques cibernéticos, desinformação e armamento. Ele acredita que a sociedade global pode gerenciar vários riscos ao mesmo tempo.
We just put out a statement:
— Dan Hendrycks (@DanHendrycks) May 30, 2023
“Mitigating the risk of extinction from AI should be a global priority alongside other societal-scale risks such as pandemics and nuclear war.”
Signatories include Hinton, Bengio, Altman, Hassabis, Song, etc.https://t.co/N9f6hs4bpa
🧵 (1/6)
Fonte: SBT News
Tags: Inteligência artificial, mundo