Um levantamento feito pela Pró-Reitoria de Graduação (PROG), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) revelou que 79,20% dos alunos que se matricularam na instituição são oriundos de escolas públicas. De acordo com o levantamento, 23 mil novos universitários se matricularam nos cursos de graduação da UEMA em 2023.
Na UEMA, 79,20% de alunos matriculados são oriundos de escola pública em seus cursos de graduação e, dentre eles 19,70% autodeclarados pretos. A entrada de estudantes da rede pública na única instituição de ensino superior estadual é essencial para a democratização do acesso à educação para milhões de maranhenses.
Com o objetivo de promover o ensino de graduação e pós-graduação; a extensão universitária e a pesquisa; a difusão do conhecimento e a produção de saber, a UEMA foi criada em 1981, a partir da Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), que agrupava quatro escolas isoladas de ensino superior.
Desde então, a UEMA tem avançado na interiorização por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para estar presente em todo o estado.