Segundo um balanço realizado pela Equatorial Maranhão, somente em 2022 foram contabilizadas 1.590 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o Estado. Em 2023, de janeiro a março já foram registrados 376 acidentes, e em 2022, no mesmo período, foram 358.
Somente a Grande Ilha (São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa) houve um aumento de 2022 para 2023. Ano passado, foram registradas 51 ocorrências e esse ano já foram 86 acidentes de janeiro a março.
Conscientização
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros na condução de veículos.
Durante o mês de conscientização sobre segurança no trânsito, a Equatorial aproveita a temática do Maio Amarelo para sensibilizar os colaboradores e clientes sobre atitudes perigosas que podem acontecer no dia a dia por falta de atenção no trânsito.
Além do próprio risco à vida, uma das principais consequências da desatenção no trânsito é a colisão em postes de energia elétrica, e este tipo de situação vem ocorrendo frequentemente em todo o estado.
Essas ocorrências acabam comprometendo a vida das pessoas envolvidas no acidente e a população em geral, que pode ficar sem o fornecimento da energia.
Tags: Maranhão, Paço do Lumiar, raposa, região metropolitana, sao josé de ribamar, São Luís