A Prefeitura de São Luís divulgou na sexta-feira (12), o edital para credenciamento de barracas e exploração de comidas sobre rodas para o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão. Além de fornecer espaços para que empreendedores possam comercializar seus produtos, serão ofertados cursos de capacitação e acompanhamentos especializados em gestão para esses trabalhadores.
As inscrições devem ser realizadas na sede da AMDES (Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social), localizada à Rua do Giz, 445, Centro, São Luís, no período de 22 a 24 de maio de 2023, das 13h às 17h, por meio da ficha de inscrição padronizada, disponível no anexo do edital, acompanhada da documentação exigida, em envelope aberto, endereçado à Comissão de Credenciamento da AMDES.
A Prefeitura de São Luís vai acompanhar as operações de alimentos e bebidas diariamente, dando orientação com consultores especializados em gestão que vão acompanhar também a geração de renda. De acordo com a AMDES, em 2022, somente as barracas movimentaram cerca de R$ 1,3 milhão na economia local, proporcionando trabalho e renda para cidadãos ludovicenses.
Edital
O edital é destinado para inscrição e seleção de candidatos para a cessão de ponto fixo em barracas de alimentos e para vendedores de comidas sobre rodas na área interna do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, bem como exploração de comida sobre rodas no Espaço Vila Food, para o festejo junino 2023 de São Luís.
Ao todo, serão disponibilizados 30 espaços, sendo sete para barracas de pessoa jurídica (com fins lucrativos), três para barracas de pessoas jurídicas (sem fins lucrativos) e 20 para comida sobre rodas (pessoa jurídica).
Após o credenciamento, as propostas serão analisadas levando em consideração os critérios de expertise de atuação na área, preços praticados e a praticar no mercado, cardápio e portfólio, além local de atuação das atividades do interessado. O resultado da análise das propostas será realizado no dia 26 de maio de 2023, com divulgação no Portal da Prefeitura de São Luís.
Cursos de Capacitação
Os selecionados deverão obrigatoriamente participar dos cursos de Boas Práticas de Manuseio de Alimentos, Atendimento ao Cliente, Vendas, Informações Turísticas e Finanças com local e horário a serem definidos. As capacitações serão ministradas com a participação do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Blitz Urbana. Durante o período de comercialização no festejo junino, estes empreendedores estarão recebendo consultoria especializada em gestão.
Durante todo o período de festividade, os credenciados deverão estar de posse da declaração de participação desses cursos, além do credenciamento, ambos emitidos pela AMDES, e de documento de identificação pessoal com foto.
Tags: amdes, Maranhão, Praça Maria Aragão, Prefeitura de São Luís