A produção industrial no Maranhão apresentou no mês de março uma variação positiva. Cerca de 11 pontos crescentes fizeram com que, agora, a indústria esteja na faixa de confiança (acima de 50 pontos). No Brasil e na região Nordeste, o índice que representa o valor de produção também ficou na faixa de confiança, com 53,7 e 56,3 pontos, respectivamente. Os números são os maiores desde janeiro de 2022, o que revela um bom sinal.
O número de empregados ficou igualmente com variação positiva, alcançando 58,9 pontos. Os números são os maiores desde janeiro de 2022, sendo o de março de 2023 próximo da linha dos 60 pontos, com 58,9 pontos.
O estoque para a indústria ficou abaixo do esperado para todos os portes de empresas, caindo 19,4 pontos. A capacidade utilizada apontou também uma variação negativa de -5,5 pontos, que pode ter sido afetada pela variação negativa do estoque em baixa.
As expectativas para os próximos seis meses quanto ao número de empregados são de variação positiva, principalmente entre as médias e grandes empresas, e negativa nas pequenas. Quanto à compra de matéria-prima, mesmo com queda nos indicadores, a expectativa é positiva e ficou acima da linha dos 50 pontos.
Os dados desta Sondagem Industrial foram coletados entre os dias 03 e 10 de março em 86 indústrias dos segmentos de produtos alimentícios, confecção de artigos do vestuário e acessórios, couros e artefatos de couros, biocombustíveis e produtos de metais (exceto máquinas e equipamentos).
A sondagem Industrial é uma pesquisa mensal elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Outras pesquisas, sondagens e indicadores podem ser encontrados nas publicações do site FIEMA.
Fonte: FIEMA
Tags: fiema, variação positiva