Nesta terça-feira (25), a primeira sonda de uma empresa privada vai fazer um pouso na Lua. A Hokuto-R é o primeiro módulo do Japão, o quarto da Terra, a fazer tal feito.
O equipamento foi lançado em 11 de dezembro do ano passado, viajando a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, fazendo uma trajetória mais longa, porém, mais barata em relação ao consumo de combustível.
O módulo japonês carrega dois rovers: o Rashid, construído pelos Emirados Árabes Unidos, que pesa 10 quilos, e o outro, do Japão, em forma de esfera, que pesa 250 gramas, será liberado para circular pelo solo lunar.
O Hokuto-R entrou na órbita lunar em 21 de março a uma altitude de cerca de 100 km no perigeu — o ponto mais próximo da lua — e cerca de 6 mil km no apolúnio — o ponto mais distante da lua.
O módulo entrou em órbita elíptica, realizou duas manobras de controle de órbita e alcançou uma órbita ao redor da Lua a uma altitude de cerca de 100 km.
A alunissagem deve acontecer às 13h40, horário de Brasília. A Hokuto-R tem mais de 2 metros de altura, e quando está totalmente abastecido, o módulo pesa mais de 1 tonelada.
O modulo deve descer da órbita rumo ao solo lunar, ficando a 100 km de altura, por volta das 12h40, horário de Brasília.
O Hokuto-R começa a desacelerar e a ajustar a sua altitude para fazer um pouso suave.
A ispace anunciou que além da oportunidade de pouso lunar desta 3ª feira, a sonda terá mais três tentativas, devido aos possíveis locais de pouso, em 26 de abril, 1ª de maio e 3 de maio de 2023.
Fonte: SBT Mews
Tags: japão, lua, sonda espacial