Morre Eney Tavares Lisboa Santana, viúva do ex-governador Pedro Neiva de Santana.


Faleceu na madrugada desta quarta-feira (19), em São Luís, aos 99 anos, a ex-primeira-dama do Maranhão Eney Tavares Lisboa Santana, viúva do ex-governador Pedro Neiva de Santana.

Pedro Neiva foi prefeito de São Luís de 1937 a 1945 no período do Estado Novo. Secretário da Fazenda no Maranhão durante o governo de José Sarney (1966-1970), em outubro de 1970, como candidato da Aliança Renovadora Nacional (Arena), foi eleito indiretamente pela Assembléia Legislativa para substituir o vice-governador Antônio Dino. Dino havia assumido o governo do estado com a desincompatibilização de José Sarney, que concorreria ao Senado no pleito de novembro daquele ano. Pedro Neiva assumiu o Governo do Maranhão em março do ano seguinte, tornando-se Eney Santana a primeira-dama do estado.

A Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou nota de pesar pela morte da ex-primeira-dama do Maranhão:

Nota de Pesar

A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta a morte da ex-primeira-dama do Maranhão, Eney Tavares Lisboa Santana, viúva do ex-governador Pedro Neiva de Santana e mãe do ex-deputado Jaime Santana, ocorrida nesta quarta-feira (19), em São Luís.

Nesse momento de tristeza, a Assembleia Legislativa se junta aos amigos e familiares no lamento pela perda da mulher que foi exemplo de trabalho na área social no Maranhão.

Ressalta, ainda, que o nome e o legado de Eney Santana permanecerão vivos na memória de todos os maranhenses.

O governo do estado também emitiu nota de pesar pela morte da ex-primeira-dama:

Nota de Pesar

O Governo do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento da ex-primeira dama do Maranhão, Eney Tavares Lisboa Santana, viúva do ex-governador Pedro Neiva de Santana.

Natural de Caxias, Eney Tavares foi primeira-dama do Maranhão na decada de 1970. Ela faleceu nesta quarta-feira (19).

Neste momento de dor, o Governo do Maranhão presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos.

Por Leilane Vilaça

Tags: Ex-governador, ex-primeira-dama, falecimento, Maranhão, Nota de Pesar, Pedro Neiva de Santana