Fora de casa, o Sampaio Basquete conquistou um importante resultado pela LBF 2023. O tricolor derrotou o Unisociesc/Blumenau por 83 a 55 no ginásio Galegão, em Blumenau (SC), e vai dormir na liderança da temporada.
Patty fez 31 pontos, igualou recorde pessoal em 12 temporadas, e foi a Melhor Jogadora da Partida GOL Linhas Aéreas. A ala converteu cinco bolas de três e teve 31 de eficiência. Mari Dias teve 12 pontos.
Leila foi a melhor jogadora de Blumenau, com 16 pontos. Sil teve 12.
O Sampaio chegou aos 11 pontos em seis rodadas e tem 83,3% de aproveitamento – um ponto a mais que o SESI Araraquara, que joga neste sábado, pela liderança isolada. Já o Unisociesc/Blumenau tem campanha inversa, com 7 pontos, apenas uma vitória, cinco derrotas, com 16,7% de aproveitamento e amargando a sétima e penúltima posição.
O tricolor de São Luís manteve o tabu de nunca perder para o clube catarinense pela fase de classificação da LBF – agora são 13 vitórias em 13 jogos. Curiosamente, Blumenau venceu na única vez em que ambos se enfrentaram nos playoffs. Nas semifinais de 2021, o então KTO/Blumenau fez 2 a 0 na série e se classificou em plena São Luís para a decisão, terminando com o vice-campeonato.
As equipes foram à quadra com:
Unisociesc/Blumenau:
1-Maria Paula Albiero, 7-Mariana (C), 10-Luana, 16-Leila e 11-Sil. T: Bruna Rodrigues
Sampaio Basquete:
8-Tainá Paixão (C), 24-Alana, 7-Patty, 23-Gabi Guimarães e 12-Mari Dias. T: Cristian Santander
O jogo começou equilibrado, com Blumenau liderando nos primeiros minutos. Mas Patty já estava on fire, anotando 12 pontos na primeira parcial vencida pelo Sampaio (17×22).
As catarinenses tentavam igualar as ações e manter o Sampaio perto no placar no segundo período, mas o tubarão aproveitava a fragilidade da defesa adversária no perímetro para emendar cinco bolas de três em sequência, levando 12 pontos de vantagem ao intervalo (30×42).
No terceiro quarto, o Unisociesc/Blumenau buscava pontuar dentro do garrafão, acionando a veterana Sil. O Sampaio passou a contar com a boa participação de Brenda Bleidão, que veio bem do banco e auxiliando com bolas recuperadas e uma assistência cinematográfica para Mari Dias. Nova vitória parcial das visitantes, que já tinham 18 pontos na frente (42×60).
Sem resposta para a superioridade das atuais campeãs, as blumenauenses pouco conseguiram fazer para buscar o resultado positivo. Chegaram a cortar o déficit para 10, com uma bola de três de Luana, mas depois viram a Bolívia disparar no placar com uma corrida final de 23-5 nos últimos sete minutos que sacramentou a larga vitória maranhense.
Próximos jogos: Na próxima quinta-feira, 20 (19h30, UOL e Live Basketball BR), o Unisociesc/Blumenau joga em casa, no ginásio Galegão, contra o Ituano Basquete, com ingressos a R$10.
Na sexta, 21 (17h30, UOL e imirante), o Sampaio Basquete enfrenta no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA), o BAX Catanduva, com entrada franca.
Fonte: Assessoria
Tags: Blumenau, jogo decisivo, Maranhão, Sampaio Basquete