O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou à Polônia, na manhã desta quarta-feira (5), para uma visita oficial. Acompanhado da primeira-dama, Olena Zelenska, o líder foi recebido pelo presidente Andrzej Duda em Varsóvia, onde os políticos discutiram novos meios de apoio durante a invasão russa no território ucraniano.
Durante o encontro, Duda informou que mais quatro caças aéreos de modelo MiG-29 estão sendo enviados à Ucrânia, enquanto outros seis estão sendo preparados. A iniciativa, que prevê auxiliar as batalhas contra as tropas russas, faz parte de um acordo entre os países, anunciado em meados de março pelo governo polonês.
Além de pacotes militares, Zelensky e Duda citaram a situação dos refugiados. Desde o início da invasão, em fevereiro de 2022, a Polônia foi o segundo país que mais recebeu cidadãos ucranianos, apenas depois da Rússia, totalizando 1,5 milhão de recepções. “Vocês não abandonaram a Ucrânia. Somos gratos por isso”, disse Zelensky.
A ida do presidente ucraniano à Polônia acontece depois de visitas aos Estados Unidos, Reino Unido, França e Bélgica. Em todos os países, Zelensky procurou reforçar as relações bilaterais para contar com maior apoio durante a guerra. Além de pacotes militares, as nações anunciaram ajuda humanitária e orçamentos prévios para a reconstrução no pós-guerra.
Fonte: SBT News
Tags: militar, polonia, refugiados, Zelensky