O Brasil tem 11.403 favelas, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas, em um total de 6,6 milhões de domicílios, segundo uma prévia dos dados do Censo Demográfico 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo os dados levantados, o bairro do Coroadinho e Cidade Olímpica estão classificados entre as 20 maiores favelas do Brasil. Conforme o IBGE, o Coroadinho está em oitava posição, com 18.331 domicílios e Cidade Olímpica em vigésimo, com 10.378 domicílios. A maior favela do país, localiza-se em Brasília, o bairro Sol Nascente com mais de 32 mil residências.
O presidente do IBGE, Cimar Azevedo, explica que o instituto considera favela toda ocupação que se deu de forma precária.
O IBGE encerrou em fevereiro a cobertura da coleta domiciliar do Censo. Ao todo, 189.261.144 pessoas foram recenseadas (91%), levando-se em conta a prévia da população divulgada em 28 de dezembro de 2022. A divulgação dos primeiros resultados definitivo do Censo está prevista para o final de abril.
Tags: Brasil, dados demográficos, ibge, maiores favelas do Brasil, Maranhão