O presidente Lula vai anunciar a retomada do Programa Nacional de Segurança com Cidadania na próxima 4ª feira (13.mar), durante evento no Palácio do Planalto. Destinado a valorização dos profissionais de segurança pública, reestruturação do sistema penitenciário e ao combate à corrupção policial, o Pronasci foi esvaziado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Como noticiou o SBT News, no terceiro governo de Lula, o Pronasci pretende nacionalizar a proposta que obriga a instalação de câmeras em uniformes de policiais militares. Outro objetivo do programa é combater a violência contra a mulher. Para isso, o Ministério da Justiça deve reforçar a Patrulha Maria da Penha e aumentar o número de viaturas nas ruas.
A iniciativa também quer oferecer formação para os profissionais de segurança. “Estamos pensando em organizar um programa que envolva a valorização do policial como um todo. Lá atrás tinha a Bolsa Formação do Pronasci – que é um repasse do governo federal para todos os agentes de segurança que faziam os cursos determinados. Hoje, a gente está pensando em retomar a bolsa junto com um conjunto de ações que envolvam formação policial, o uso de fardas, o plano de saúde mental”, afirmou Tamires Sampaio, coordenadora do Pronasci, em entrevista ao SBT News.
Além da presença de Lula, o evento contará com a presença autoridades como o ministro da Justiça, Flávio Dino, e a coordenadora Tamires. Na ocasião, ele deve anunciar também a entrega de novas viaturas.
Fonte: SBT News