Segundo informações o Hospital Presidente Dutra (HU-UFMA), estaria com cirurgias suspensas devido à falta de anestesiologistas.
A redução estaria relacionada a nova administração do novo grupo de anestesia do hospital e os médicos anestesiologistas teriam não aceitado as propostas de salário, o que causou o desligamento da unidade.
A empresa Anesthemed, com sede em Maceió (AL), que teria sido contratada para prestar serviços de anestesiologia para cirurgias de alta e média complexidades. Ocorre que, atualmente, a firma só estaria fornecendo um médico para cobrir nove salas de cirurgias do Centro Cirúrgico Adulto e as três salas de cirurgias do Centro Cirúrgico Infantil.
O Hospital Universitário da UFMA é um complexo mais importante formadora de recursos humanos para a área da saúde do Maranhão, prestando serviços para a comunidade. É também formada, de vários médicos residentes, em áreas como Anestesiologia, Cirurgia Geral, Urologia, Cirurgia Cardíaca, dentre outras, os quais precisam de um campo adequado para a sua formação.
Por meio de nota, o Hospital Universitário da Ufma confirmou que “houve mudança na empresa de anestesia que presta serviço terceirizado na Instituição, em virtude da finalização do último processo licitatório”. Informou ainda que, “após a entrada da nova empresa, os procedimentos cirúrgicos eletivos estão sendo realizados atendendo à ordem de prioridades”. E que “apesar da ocorrência de suspensões pontuais, não há descontinuidade de nenhum serviço ofertado pelo Hospital”. E que o hospital “está trabalhando junto à empresa e as escalas já estão compostas com a quantidade necessária de profissionais para que a normalização da oferta eletiva fosse retomada, desde segunda-feira (6)”
Fonte: Jornal Pequeno
Tags: cirurgia, Hospital presidente dutra, hospital universitário, hu-ufma, Maranhão, São Luís