O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, decretou luto nacional de três dias pelas vítimas que morreram na colisão entre trens na noite anterior. A partir desta quarta-feira (1), todas as comemorações públicas estão suspensas, enquanto as bandeiras do país ficarão hasteadas a meio mastro nos edifícios do governo.
O acidente aconteceu entre um trem de passageiros e um de cargas, resultando no descarrilamento de três vagões ocupados. Até o momento, os bombeiros registram 36 óbitos decorrentes da colisão e 130 feridos. Os números, no entanto, ainda devem aumentar, já que 350 pessoas estavam a bordo do transporte.
Canais gregos afirmam que, ao que tudo indica, os trens – ambos operados pela empresa Hellenic Train – viajavam na mesma via em alta velocidade no momento do acidente, apontando, inicialmente, erro humano. No entanto, para confirmar as causas exatas da tragédia, o Ministério Público abriu um inquérito de investigação.
Pelas redes sociais, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lamentou o ocorrido. “Meus pensamentos estão com o povo da Grécia após o terrível acidente de trem que ceifou tantas vidas ontem à noite perto de Larissa. A Europa inteira está de luto com você. Também desejo uma rápida recuperação para todos os feridos”, escreveu.
Fonte: SBT News