Os interessados em cursar o ensino superior com bolsa do Programa Universidade Para Todos (Prouni) devem ficar atentos ao cronograma. O período de inscrição será de 28 de fevereiro a 3 março. Já o resultado da primeira chamada será disponibilizado no dia 7 de março. Nesta edição, serão disponibilizadas 288.112 bolsas no total, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais. Todo o processo ocorre na página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Exigências – para participar do Prouni, que oferta bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média . Além disso, o estudante deve ter obtido nota acima de zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.
Como o Prouni é destinado ao público que busca sua primeira graduação em nível superior, outra exigência é a de que o candidato não tenha diploma de curso superior. Para obter a bolsa é obrigatório comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo para a bolsa integral ou de até 3 salários mínimos para a bolsa parcial. Esse teto de renda exigido para a obtenção das bolsas ofertadas pelo Prouni não foi alterado e continua sendo o mesmo definido desde o início do programa.
Cronograma Prouni 2023/1º semestre
- Inscrição: de 28 de fevereiro a 3 de março
- Resultado da 1ª chamada: 7 de março
- Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 1ª chamada:de 7 a 16 de março
- Resultado da 2ª chamada: 21 de março
- Comprovação das informações da inscrição para os pré-selecionados em 2ª chamada: de 21 a 30 de março
- Lista de espera (prazo para manifestar interesse): 5 e 6 de abril
- Resultado: 10 de abril
- Comprovação das informações da inscrição para os candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera: de 10 a 19 de abril
Fonte: MEC, com informações da Sesu