Segundo o laudo mais recente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), 21 de 22 trechos de praia monitorados estão impróprios para mergulho na Grande São Luís.
O trecho avaliado da Praia do Mangue Seco, na Raposa (acima), é o único constatado como próprio na lista divulgada pela Sema.
O laudo foi feito entre os dias 16 de janeiro e 13 de fevereiro de 2023, com amostras de água coletadas e analisadas de 22 pontos abrangendo São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O trabalho é parte do monitoramento semanal das condições de balneabilidade das praias locais.
A Sema reforça que chuvas como as das últimas semanas influenciam negativamente a qualidade das águas que banham a Grande Ilha. A precipitação acaba levando matéria orgânica de vias públicas para os rios e, em seguida, para os mares.
A Secretaria recomenda evitar evitar entrar no mar por pelo menos 24 horas após as chuvas, já que o contato com as águas poluídas pode ocasionar contágio por doenças.
Confira a lista completa dos locais impróprios para banho:
Por José Vítor – Difusora ON
Tags: laudo de balneabilidade, Praia do Mangue Seco, praias, praias de São Luís, raposa, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sema. chuvas