As tropas russas lançaram, nesta 6ª feira (10.fev), um ataque em massa na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia. Pelas redes sociais, o prefeito interino, Anatolii Kurtiev, informou que, em apenas uma hora, a região foi atingida por 17 mísseis, maior número desde o início da invasão, em fevereiro do ano passado.
“Os russos atacaram principalmente as instalações de infraestrutura de energia. Informações sobre a destruição e as vítimas estão sendo esclarecidas. Isso é tudo o que esse exército é capaz de fazer – bombardear uma cidade adormecida e atingir nossa infraestrutura. Mas não podemos ser quebrados. Vamos aguentar”, disse Kurtiev.
Um pouco distante, o governador de Luhansk, Serhiy Haidai, afirmou que as tropas russas lançaram uma nova ofensiva na região. Segundo ele, pequenos grupos tentam avançar pelo território, às vezes com apoio de tanques blindados e disparo de artilharia. O governador alegou, no entanto, que até o momento os inimigos não tiveram sucesso.
Na última semana, autoridades ucranianas disseram que estão esperando uma grande ofensiva da Rússia no final de fevereiro – quando a guerra completará um ano -, uma vez que Moscou “vive no simbolismo”. Os ataques devem ser realizados, sobretudo, no leste do país, onde as tropas já contam com boa parte da ocupação das cidades.
Fonte: SBT News
Tags: Luhansk, Misseis, Nova Ofensiva, Rússia, Ucrania, Zaporizhzhia