Após a Google anunciar o chatbot Bard contra o ChatGPT, a Microsoft confirma os rumores e anuncia o lançamento do buscador Bing e o navegador Edge integrados com a inteligência artificial desenvolvida pela OpenAi, dona do chatbot de IA.
+ Google anuncia o Bard, chatbot que deve concorrer com o ChatGPT
+ Confira as últimas notícias de Tecnologia
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Bing vem recebendo uma grande atualização para que o usuário possa conversar e interagir com o mecanismo de busca para que seja possível obter respostas mais detalhadas nas pesquisas.
A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, ajuda a Microsoft na atualização dos novos softwares com a tecnologia de inteligência artificial.
Em uma resposta direta ao Google, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, aposta que novidade vai remodelar a categoria de buscadores.
“Queremos mostrar a vocês um pouco dessa inovação, começando por como ela vai remodelar a maior categoria de software do planeta Terra, na qual venho trabalhando há muito, muito tempo: a pesquisa”, disse o executivo durante o evento de lançamento para jornalistas.
Além disso, a Microsoft vende o sistema como uma assistente de uso na internet, ou seja, a promessa é que qualquer pessoa pode fazer qualquer pedido ao buscador, desde tirar dúvidas, até mesmo, planejar uma viagem e seus custos.
Para Nadella, as buscas com IA trará resultados mais claros e respostas mais objetivas para o usuário.
“Hoje, estamos lançando o Bing e o Edge com tecnologia de co-piloto e bate-papo de IA, para ajudar as pessoas a aproveitar melhor a pesquisa e a web”, explica o executivo
Navegador Edge será integrado com IA
A outra novidade anunciada também vem para ser um grande concorrente do navegador mais usado no mundo, o Chrome. O Edge também foi atualizado e, agora, qualquer usuário poderá utilizar um campo de busca para fazer perguntas a inteligência artificial sem sair da página web que está navegando.
Tecnologia OpenAI
A atualização do navegador e buscador da Microsoft para uma nova geração com inteligência artificial foi possível por conta da tecnologia desenvolvida pela OpenAI, o chatbot ChatGPT, que se tornou muito popular em 2023.
O OpenAi trabalha em parceria com a Microsoft desde 2019, colaborando com o serviço de nuvem Azure, quando a empresa apoiou o laboratório com US$ 1 bilhão, com isso a empresa de Redmond tornou-se fornecedora exclusiva de serviços em computação em nuvem para a OpenAI, como o back-end de computação em nuvem.
A Microsoft declarou em janeiro que investiu bilhões no OpenAI e agora colhe os resultados para que sejam usados em seus softwares e sistemas, provocando um grande interesse do mercado.
A empresa de tecnologia diz que é a terceira fase da parceria entre o laboratório de IA. A Microsoft fez investimentos anteriores em 2019 e 2021.
Segundo analistas do UBS, o chatbot inteligente deve alcançar os 100 milhões de usuários ativos em dois meses, uma adoção mais rápida do que o aplicativo de rede social de vídeos chinês TikTok.
Fonte: SBT News
Tags: Artificial, Bard, Bing, Buscador, Chatgpt, google, Inteligência, Microsoft, Openai