Um homem de 27 anos foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal portando comprimidos de anfetamina em Imperatriz, na tarde desta segunda (30). Equipe da PRF realizava fiscalização no km 260 da BR-010 no município, quando deu ordem de parada a um caminhão e outros três veículos.
O motorista do caminhão, um homem de 27 anos, viajava sem carga entre Balsas e Açailândia. O condutor apresentou, aos fiscais, comprovante de velocidade em desconformidade com o estabelecido pela legislação, sem indicação da data e da hora em que o equipamento foi colocado em funcionamento. Este fato motivou busca dos agentes no veículo.
Ao revistá-lo, a polícia encontrou três cartelas com 34 comprimidos de “Nobésio Extra Forte”, conhecido popularmente como “rebite”. O material estava guardado na cabine do veículo.
Após serem aplicadas as autuações pelas infrações observadas, foi lavrado o respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime previsto no Art. 28 da Lei nº 11.343/2006 (porte de droga para consumo).
A PRF explica que o o crime é classificado como menor potencial apreensivo com pena de dois anos. O Termo é emitido referente ao suspeito, que o assina, se comprometendo a comparecer à audiência judicial correspondente.
Entorpecente é perigo nas estradas
As substâncias presentes em comprimidos de “Nobésio Extra Forte” possuem características químicas semelhantes à anfetamina. Elas são utilizadas clandestinamente por motoristas como psicotrópico inibidor do sono, com o objetivo de prolongar o tempo acordado – dando ao condutor a possibilidade de dirigir por longas distâncias e potencializando o risco de acidentes.
Sobre a apreensão da substância na última segunda, a Polícia Rodoviária Federal alertou que o rebite causa muitos acidentes nas estradas.