O dia 27 de janeiro é considerado o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. 6 milhões de judeus, entre homens, mulheres e crianças, foram assassinados pelo regime nazista e seus colaboradores, durante a Segunda Guerra Mundial.
De ideologia racista, a Alemanha nazista também perseguiu e matou milhões de outras pessoas consideradas parte de uma “raça inferior”, ou outras por motivos políticos, ideológicos ou comportamentais: ciganos, poloneses, homossexuais, deficientes, comunistas, testemunhas de Jeová, adventistas e entre outros.
No cinema, histórias de vítimas do Holocausto inspirou dramas aclamados. Confira alguns:
Olga (2004)
Produção brasileira que incomodou a imprensa alemã, o filme reconstitui a trajetória de Olga Benário: alemã, judia e comunista, foi presa durante o Governo Vargas, sendo enviada para os campos de concentração na Alemanha. Camila Morgado vive Olga no longa, dirigido por Jayme Monjardim.
O filme está disponível no GloboPlay.
A Lista de Schindler (1993)
O personagem-título é vivido por Liam Neeson neste aclamado de Steven Spielberg, que celebra 30 anos em 2023. Schindler é um industrialista alemão responsável por salvar centenas de vidas judias dos campos de concentração, fazendo dos hostilizados trabalhadores essenciais em sua fábrica. Essencial nesse esforço também é o contador Itzah Stern (Ben Kingsley).
Os horrores sofridos pelas vítimas do Holocausto são personificados por Amon Goeth (Ralph Fiennes), o cruel comandante do campo de concentração.
A Lista de Schindler está disponível na Netflix.
Anne Frank: The Whole Story (2001)
A minissérie, uma de várias adaptações da história de uma das mais lembradas vítimas do Holocausto, está disponível em um compilado no Youtube com legendas em português. Também no elenco deste, Ben Kinglsey interpreta Otto, o pai de Anne.
A minissérie conta a trajetória de Anne da fuga para o refúgio com a família até seus últimos dias no campo de concentração de Bergen-Belsen.
Tags: cinema, indicações