Segundo notas lançadas nesta quarta-feira (11) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e pela Prefeitura de Rosário, uma reanálise comprovou que o município não estaria enfrentando um surto de malária. O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) executou a contraprova nas amostras e todos os exames apresentaram resultado negativo para a doença.
A nota ainda informa que apesar dos casos descartados, a cidade iniciou imediatamente o protocolo com todas as medidas necessárias para o combate à malária. De acordo com as informações, os pacientes foram medicados e acompanhados com base nos sintomas e diagnósticos feito em laboratório. Além disso, suas casas foram borrifadas com inseticidas de efeito residual para evitar a disseminação.
Após a realização dos exames, a Lacen-MA ainda enviou as amostras para a Fundação Evandro Chagas. Localizado em Belém, no Pará, o laboratório é uma referência nacional e lá haverá uma investigação para detectar outras doenças, já que os rosarienses ainda apresentam sintomas como febre, dor de cabeça e fraqueza.
Confira a nota na íntegra:
Tags: casos de malária, contraprova, Rosário