O papa Francisco ministra, nesta 5ª feira (5.jan), o funeral do papa emérito Bento XVI, que morreu no dia 31 de dezembro, aos 95 anos. Segundo o Vaticano, a cerimônia será realizada na Praça São Pedro e o corpo do ex-pontífice será sepultado na antiga tumba de São João Paulo II, cujos restos mortais foram retirados após beatificação.
O funeral acontece três dias após o corpo de Bento XVI ficar exposto no mosteiro Mater Ecclesiae, onde recebeu homenagens e visitas de aproximadamente 195 mil fiéis. Para a cerimônia de hoje, autoridades romanas esperavam, inicialmente, até 60 mil pessoas. Agora, a estimativa está em torno de 100 mil.
Em meio ao cenário, a segurança na Praça São Pedro será reforçada, com a interdição do espaço aéreo, e, para entrar no local, será preciso passar por detectores de metais e revista. Também foi proibida a venda e o transporte de bebidas em garrafas ou outros recipientes de vidro. Os serviços de transporte e saúde foram aumentados.
Bento XVI morreu aos 95 anos, quase uma década depois de renunciar ao comando da Igreja Católica para a troca de papas. Durante a semana, Francisco homenageou o pontífice emérito, ressaltando a lealdade à Igreja Católica e a atuação no ensinamento da catequese. “Grande professor”, disse o papa.
Tags: Bento XVI, funeral, igreja católica, Ministra, Papa Francisco, Praça São Pedro, São Joao Paulo II, vaticano