O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao velório de Pelé às 9h desta terça-feira (3). Ele foi a Santos, no litoral de São Paulo, de helicóptero e pousou no estádio da Portuguesa Santista, que fica a cerca de 600 metros da Vila Belmiro.
Escoltado por dois batedores, Lula, acompanhado da primeira-dama Janja e de Márcio França, ministro dos Portos e Aeroportos, não falou com a imprensa e se direcionou ao gramado do estádio, onde prestou suas últimas homenagens ao Rei do Futebol. Ele abraçou a viúva de Pelé, Marcia Aoki, o filho de Pelé, Edinho, e acompanhou a missa exequial.
Lula ficou por cerca de 35 minutos no local.
A presença do presidente recém-empossado não era certeza até a tarde de 2ª feira (2.jan), devido aos compromissos do novo governo.
Pelé morreu na tarde da última quinta-feira (29), aos 82 anos. O ex-jogador lutava contra um câncer no cólon e estava internado desde novembro, em São Paulo. Na última semana, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) revelou que o óbito foi causado por insuficiência renal e cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon.
O velório do atleta do Século teve início às 10h de 2ª feira (2.jan) e gerou comoção nacional. Segundo o Santos Futebol Clube, mais de 150 mil populares passaram pela Vila Belmiro para dar o último adeus a Pelé.
Tags: Lula, Pelé, presidente, Rei do Futebol, Velorio