Neste feriado, o comércio funcionará com horário especial, enquanto bancos e órgãos públicos terão atendimentos suspensos.
-dezembro 5, 2025
Neste feriado, o comércio funcionará com horário especial, enquanto bancos e órgãos públicos terão atendimentos suspensos.
O feriado estadual que marca a Adesão do Maranhão à independência do Brasil terá alterações no horário de funcionamento em diversos setores da Grande Ilha. Bancos e órgãos públicos terão seus atendimentos suspensos, retornando na terça-feira (29), enquanto o comércio estará autorizado a funcionar com horário especial.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), o comércio em estabelecimentos nas ruas e nos centros comerciais de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa poderão atender das 8h às 18h. Nos shoppings o horário de funcionamento será das 10h às 22h.
Os empregados convocados a trabalhar terão garantido o pagamento de horas extra com adicional de 100%, com uma gratificação de R$ 50 por trabalhador. Contudo, farmácias, supermercados e demais serviços essenciais seguirão as regras específicas definidas em suas convenções coletivas.
No setor público, A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informou que apenas os serviços essenciais estarão em atendimento nas repartições estaduais, retornando na terça-feira (29) com todas as atividades normalmente. As agências bancárias estarão sem atendimento nesta segunda-feira (28)
O feriado de 28 de julho é restritamente comemorado no Maranhão, instituído pela em 2 de outubro de 1964 na Lei nº 2457.