Hoje, 1 de abril, é conhecido como o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos em vários países, sendo uma data marcada por um tom de brincadeira, pegadinhas e “trolagens”.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
Em países como Estados Unidos e Inglaterra, é conhecido como April Fool’s Day, enquanto na França e na Itália recebe o nome de Poisson d’Avril e Pesce d’Aprile. Nesses últimos, uma tradição comum praticada principalmente por crianças e adolescentes, é colar peixinhos de papel nas costas dos amigos como parte da brincadeira.
Origem
Uma das origens prováveis da tradição é que ela tenha surgido na Europa, por volta do século XVI, com a adoção do calendário Gregoriano. A partir de então, o ano-novo começou a ser comemorado no dia 1º de janeiro.
Houve uma certa resistência por parte de algumas pessoas, que continuaram comemorando a passagem do ano entre o fim do março e 1 de abril. Como forma de provocação, os demais passaram a pregar trotes nesses “teimosos”, dando origem ao costume das pegadinhas.
Outra possível origem pode estar relacionada a um festival pagão romano de Hilária, celebrado em honra à deusa Cibele, considerada a “Mãe dos Deuses”, durante o equinócio de março.
No território brasileiro, a tradição do Dia da Mentira teve sua inauguração em 1828 com a publicação do periódico mineiro “A Mentira”, cuja primeira edição, lançada em 1º de abril, anunciou falsamente a morte de imperador Dom Pedro I.
Mentiras históricas e pegadinhas
Além das brincadeiras pessoais, algumas empresas e veículos de comunicação famosos se aproveitaram da data para fazer pegadinhas memoráveis:
1980 – O Big Ben Digital
A emissora britânica BBC anunciou que o famoso relógio Big Ben trocaria seus ponteiros por um visor digital ao invés do analógico tradicional, dizendo que a primeira pessoa a ligar para a rádio ganharia os ponteiros antigos como “troféu”.
1992 – O Retorno de Nixon
Nos Estados Unidos, a National Public Radio (NPR) transmitiu uma entrevista com o comediante Rich Little, que imitando o ex-presidente Richard Nixon, anunciou sua candidatura para as eleições daquele ano. Como Nixon havia renunciado em 1974 devido ao escândalo de Watergate, muitos ouvintes se revoltaram antes de perceberem que era apenas uma brincadeira.
Dessa forma, o 1º de abril segue sendo uma data de diversão e criatividade, marcada por histórias curiosas e pegadinhas inesquecíveis.