Municípios avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, conquistando, assim, o Selo UNICEF.
-dezembro 15, 2025
Municípios avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, conquistando, assim, o Selo UNICEF.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) divulgou, nesta quarta-feira (6), as 129 cidades do Maranhão (veja a lista ao final da matéria) que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024.
Segundo o UNICEF, esses municípios avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência. Com isso, as 129 cidades maranhenses conquistaram o Selo UNICEF.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
O Selo UNICEF será entregue aos municípios, oficialmente, em um evento realizado em São Luís, em 14 de novembro.
Para chegar aos bons resultados, as cidades do Maranhão premiadas se empenharam em:
Todos os municípios participam do Selo UNICEF, estratégia destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do país para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
As coberturas vacinais melhoraram mais nos municípios certificados com o Selo UNICEF no Maranhão, em comparação à média nacional.
Enquanto no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2 aumentaram 2,6%, nas cidades certificadas no estado o aumento foi de 30,9%.
O abandono escolar também teve queda em relação à média nacional. No país, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%. Já nos municípios maranhenses certificados, a queda foi maior: 47,8%.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF que busca fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.